Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

“Porque razão é preciso tomar a pílula todos os dias?”

 

 

“Iniciei a minha vida sexual recentemente, e tenho muito medo que a minha namorada engravide, pois ainda temos só 17 anos. Estou sempre com medo que ela se esqueça de tomar a pílula. No entanto, não entendo porque é as mulheres precisam de tomar a pílula todos os dias, se só podem engravidar durante 3 ou 4 dias no mês! Pode esclarecer-me? Ainda sou muito jovem para ser pai!”
 
Iuri, Almada
 
Caro leitor,
A questão é saber quais são esses dias. É bastante difícil conseguir prever quando esses dias vão acontecer, pois apesar de se dizer que é no meio do ciclo menstrual, o corpo da mulher é imprevisível sendo muito fácil que haja alterações na ovulação. Aspectos tão simples como a alimentação, stress ou mesmo a intensidade de um orgasmo podem alterar o ciclo ovulatório, daí a necessidade de a sua namorada tomar a pílula todos os dias para que uma gravidez indesejada não aconteça. Usar protecção sempre que se é sexualmente activo é como usar o cinto de segurança: pode parecer desnecessário, mas pode salvar a sua vida!