Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

“Tenho tido dificuldade em ficar lubrificada”

 

“Tenho 38 anos estou casada há 10 anos. Nunca tivemos problemas a nível sexual mas ultimamente tenho tido dificuldade em ficar lubrificada. Será que passado todos estes anos estou a ficar seca?”

 

Margarida, Cacém

 

Cara leitora

Existem varias explicações para o seu problema. Pode dar-se o caso de ter uma infecção vaginal que causa desconforto durante a penetração e logo dificuldade na lubrificação. Pode também dar-se o caso de estar a tomar algum medicamento que diminua o desejo sexual fazendo com que tenha mais dificuldade em excitar-se sexualmente, e atingir a lubrificação necessária para a penetração. Outra possibilidade é a leitora estar em fase de pré-menopausa. Apesar da maioria das mulheres atingirem a menopausa em idades mais avançadas, existem excepções nas quais mulheres entram em fase de pré-menopausa por volta dos 35 ou 36 anos de idade. Se esse for o seu caso a dificuldade em ficar lubrificada é devida a níveis irregulares de estrogenio, que nem sempre são acompanhados por ausência de menstruação. Aconselho-a a consultar um médico para descobrir qual a causa da sua dificuldade em ficar lubrificada, mas entretanto utilize lubrificante o que tornará a penetração bastante mais confortável.