Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

“A quimioterapia tira o desejo sexual?”

 

 

“Infelizmente foi-me recentemente diagnosticado um cancro na próstata e por isso comecei a fazer quimioterapia. Gostaria de saber se existe alguma relação entre este tratamento e a perda de desejo sexual.” 
Paulo, Porto
 
Caro Leitor,
Alguns estudos têm demonstrado que este tipo de tratamento a que tem sido submetido, quimioterapia, de facto interfere no desempenho sexual, tanto de homens como de mulheres porque, para além de ter repercussões ao nível físico, também deixa sequelas psicológicas, provocando alterações ao nível da auto-estima, do grau de sociabilidade e da imagem corporal. Por outro lado, alguns homens sofrem imenso com os efeitos secundários do tratamento, sentindo-se cansados e maldispostos, o que dificulta a erecção e diminui, naturalmente, a vontade de ter relações sexuais.
Assim sendo, é normal que o seu desejo sexual tenha diminuído, pois esta doença provoca oscilações físicas, psicológicas e emocionais. Nem sempre é fácil deparar-se com este tipo de situação, uma vez que para muitos homens a sua masculinidade e virilidade é provada pelo bom desempenho sexual e quando isso não acontece o nível de frustração é elevada. Aconselhe-o a viver com naturalidade e encare estas dificuldades como situações normais no decorrer no tratamento e das consequências inerentes a ele.