Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

Sexo sem penetração e gravidez

Eu e minha namorada, ainda não tivemos nenhum tipo de relação sexual
senão a masturbação. Utilizamos sempre preservativo. No último mês, fizemos 2 vezes. Na primeira desse mês elas estava menstruada, então ela somente me
masturbou, na segunda eu masturbei ela e ela a mim, mas sempre com preservativo, sendo que eu faço primeiro a ela e ela depois a mim, de
modo que eu só tiro o pénis para fora quando ela vai fazer a mim. Na primeira vez ela ficou de cuecas e estava com penso, e na segunda ela arrastou-se  nua, mas eu estava de calça e de cuecas. Queria saber se existe a possibilidade de uma gravidez?
Vasco

Caro Vasco,
A gravidez apenas acontece se houver contactos genitais directos (entre vagina e pénis ou ânus) e o preservativo utiliza-se para prevenir também as infecções sexualmente transmissíveis nesses contactos.
Vocês, pelo que relata, são extremamente cuidadosos com esses contactos genitais, pois utilizam preservativo na masturbação e quando se acariciam. Se há roupa entre vós, então as probabilidades de engravidarem são mínimas. Com esses cuidados e desde que não haja contactos genitais, não há razões para acreditar que haverá uma gravidez indesejada.
Se ainda assim quiser ficar mais descansado, vão juntos a uma consulta de planeamento familiar para falarem com calma com um técnico de saúde e considerarem tomar a pílula. Este método contraceptivo não faz mal à saúde, se a sua namorada não tiver história de doenças cardio-vasculares ou outras (só um médico poderá avaliar bem a sua situação) e pode ser tomado bem antes de iniciarem a vossa vida sexual, apenas para vos descansar sobre os contactos genitais e viverem o prazer da vossa sexualidade. Enquanto utilizar o preservativo pode ficar descansado sobre as gravidezes não planeadas e as infecções sexualmente transmissíveis.