Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

Pílula e Preservativo - quando não usar?

 

 

 

 

 

Tenho 22 anos e tomo a pílula desde os meus 17 anos. Há volta de 3 meses iniciei a minha vida sexual. Durante os primeiros dois meses o meu namorado utilizou preservativo porque eu estava em exames e como tenho tendência a ficar nervosa com os exames e a ter diarreias tinha receio que a pílula não fosse absorvida, apesar de nunca ter uma diarreia ate 5 horas após tomar a pílula.

Há um mes e meio passámos a ter relações sem preservativo (após termos analisado se teríamos alguma DST) e passámos a utilizar apenas a pílula. No meu ciclo anterior entre aproximadamente o 12º e o 17º dia tivemos varias relações sem preservativo e neste ciclo nunca falhei nenhuma toma da pílula. No entanto o período apareceu me dois dias depois do normal e com menos fluxo e menor duração. Uma vez que já ouvi falar de mulheres que mesmo grávidas têm período fiquei preocupada porque tive menos fluxo e mais atrasado o que poderia ser uma indicação de que tal tinha acontecido e esta perda de sangue Como estava bastante receosa fiz testes de gravidez na farmácia e ambos deram negativos. Pode parecer "paranóia" mas mesmo assim continuo preocupada. Não tenho/tive quaisquer sinais excepto umas impressões tipo "moinha" ao nível do útero como se tivesse para vir o período mais ou menos no 11º/13º dia deste ciclo actual.
Será que apesar de muita coisa não indicar poderei estar grávida?
Gostaria muito que me desse a sua opinião porque sinto que esta duvida esta a influenciar a minha vida sexual. De momento voltei a ter relações com preservativo para me sentir mais segura mais sei que é mais confortável e prazeroso para o meu namorado não utilizar e sinto isso e observo-o durante a relação. Utilizar apenas a pílula é seguro? É possível que a pílula não funcione em mim mesmo tomando sempre á mesma hora?
Catarina
  
 
Cara Catarina,
 
Como refere não ter esquecido as tomas, tomou no mesmo horário todos os dias, não teve diarreias nem vómitos, não tomou outros medicamentos que possam interferir, não há razões para estar tão insegura quanto à eficácia deste método contraceptivo. Os testes de gravidez devem descansá-la e não aumentar a sua ansiedade sobre uma possível gravidez não planeada. Não os faça todos os meses para que não entre numa espiral de ansiedade e preocupação.
Reflicta bem de onde vem a sua ansiedade, pense com o seu namorado e com o médico que vai visitar naquilo que a preocupa e certamente a desvia de sentir o prazer das relações sexuais.
Penso que deve conversar bem com o seu namorado sobre a utilização do preservativo. Mostre-lhe como é importante para si estar à vontade e sem a preocupação da gravidez indesejada, como o seu - e portanto o vosso - prazer depende desta utilização. Todos os casais se podem habituar a sentir um prazer muito satisfatório com o preservativo e tem a vantagem adicional de se protegerem igualmente de infecções sexualmente transmissíveis. Podem experimentar colocar um pouco de lubrificante dentro do preservativo e sentirão mais calor, que torna mais natural o contacto entre genitais. É verdade que fazer amor com preservativo não é a mesma coisa que sem ele, mas há alguns sensíveis e finos que não alteram assim tão significativamente o prazer e as vantagens da contracepção dupla (que protege de gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis com dois métodos, normalmente pílula e preservativo) são enormes e a longo prazo. O seu prazer é importante e não deixe de lutar por ele. Aprenda a colocar o preservativo com a boca, por exemplo, surpreenda-o com cores e sabores e formatos diferentes e mostre-lhe como utilizar preservativo, no fim de contas, é aumentar a vossa satisfação como casal!
Em relação às consultas de planeamento familiar penso que deve tentar marcar, por exemplo, no centro de saúde da sua área de residência, onde costumam ser gratuitas e acessíveis.