Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

“A minha namorada gosta de dormir com um boneco, será normal?”

 

“A minha companheira tem 20 anos e dorme com um urso de pelúcia. Ela diz que se não tiver o urso ao lado, não consegue dormir. Eu acho isso bastante estranho e começo a ficar farto da situação. O que devo fazer para que ela deixe o ursinho fora da cama?”
Paulo, Setúbal
Caro leitor,
Esse é um comportamento normal entre crianças mas não muito comum entre adultos. As criança geralmente têm um cobertor ou um boneco de pelúcia que levam consigo para todo o lado, principalmente quando se sentem nervosos, envergonhados ou com medo. O cobertor ou boneco faz com que a criança se sinta mais segura principalmente quando os pais não estão presentes, daí terem-no sempre com elas. Parece-me que a sua namorada tem um “ursinho de segurança” que faz com que ela se sinta mais segura e daí consiga adormecer mais facilmente. Converse com ela, pois parece que ela não se sente muita segura em relação a ela própria e em relação a si. Ajude-a a sentir-se mais segura, demonstrando-lhe o quão importante ela é para si e o quanto gosta dela. Encoraje-a a ser mais independente e a confiar mais nela própria. Ela só vai deixar de dormir com o ursinho de pelúcia quando se sentir segura em relação a quem ela é, e em relação aos seus sentimentos por ela.