Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

“A vasectomia vai prejudicar o meu desempenho sexual?”

 

“Tenho 45 anos e o meu médico aconselhou-me a fazer uma vasectomia. Eu e a minha esposa temos algum receio de que a pílula falhe e não evite uma gravidez, pois com esta idade seria uma gravidez de risco. Também não queremos que ela seja sujeita a uma intervenção cirúrgica mais dolorosa e penosa. Será que depois de fazer uma vasectomia não conseguirei ter o mesmo desempenho como actualmente?”

 

Ricardo, Bragança

 

 

 

Caro Leitor

 

 

A vasectomia é uma pequena cirurgia para a esterilidade planeada, não significa impotência. A vasectomia é, na realidade, uma pequena cirurgia, que demora cerca de 20 a 30 minutos e é feita com anestesia local, para que não haja dor. Na cirurgia executam-se dois pequenos cortes no escroto de forma a cortar o canal, conhecido como canal deferente, de cada um dos lados e atar as extremidades. Muitos indivíduos do sexo masculino optam por este tipo de cirurgia para que a parceira não seja submetida a uma cirurgia muito maior e muito mais séria, chamada esterilização feminina.

Isto significa que, embora os espermatozóides continuem a ser produzidos nos testículos, já não conseguem percorrer o caminho até ao pénis. No entanto, não se verifica nenhuma alteração no desempenho sexual, nem tão pouco a perda do desejo sexual.

Qualquer indivíduo que seja submetido a uma vasectomia continua a ter ejaculação, tal como antes e inclusivamente, o sémen parece exactamente igual.