Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

Consultório de Sexologia

Profª Drª Helena Barroqueiro

Atraso na menstruação

Estou preocupada. Eu tomava um anticoncepcional que me fazia muito mal, sendo assim parei de tomá-lo quando a ultima menstruação veio. No entanto eu não tomei outro tipo de anticoncepcional porque já havia passado o tempo de tomá-lo e a menstruação veio de novo, ficou por dois dias e acabou. O problema é que hoje já seria altura de vir de novo e ainda não aconteceu. Tive relações duas vezes e ainda assim o meu marido não gozou. A dúvida é: O que está acontecendo com meu organismo...é normal essa demora para vir o periodo ou estou grávida?
 
Amélia
 
Cara Amélia,
 
Tomar e parar um contraceptivo deve ser feito com conselho médico. Quando parou a pílula devia ter usado o preservativo, pois estaria mais segura de prevenir qualquer gravidez indesejada. Mesmo que o seu marido não ejacule, na lubrificação natural masculina já pode haver alguns espermatozóides. No entanto, não quer dizer que esteja grávida, é natural haver flutuações mensais na menstruação.
Anote numa agenda o primeiro dia da menstruação – é essa a data relevante para perceber quantos dias em média tem o seu ciclo menstrual. Depois de alguns meses, poderá perceber a duração do ciclo e calcular o seu intervalo fértil, a partir do dia que fica ao meio, contam-se três a cinco dias (a duração média de vida dos espermatozóides) para trás e para a frente e neste intervalo tem absolutamente de utilizar um método contraceptivo, pois as probabilidades de engravidar são grandes.
Tente esclarecer as suas dúvidas no seu médico de família ou ginecologista e encontrar o método certo para si, de modo a sentir-se à vontade para viver a sua sexualidade e sentir o máximo de prazer possível.